Bom dia, queridos devotos de Santa Filomena!
Hoje eu gostaria de compartilhar uma parte de um livro de Santa Filomena, que recebi pela internet. Desconheço o autor, mas achei interessante a narrativa sobre a devoção de Santa Filomena no Brasil.
Segue abaixo:
Desenvolveu-se também em nossa terra a devoção à grande Taumaturga do século XIX. Se em alguns lugares diminuiu um pouco o fervor dessa devoção, revive ela agora com redobrada intensidade. Temos na Capital da República, centros diversos à querida Mártir.
Na Igreja de Santo Antonio dos Pobres, onde se encontra uma grande imagem de Santa Filomena, celebra-se todos os anos, em Agosto, por ocasião de sua festa, a Santa Missa em honra da Mártir. Na Capela da Imaculada Conceição, à praia de Botafogo,encontra uma grande imagem de Santa Filomena, celebra-se todos os anos, em Agosto, por ocasião de sua festa, a Santa Missa em honra da Insigne Mártir. No convento das clarissas, na Gávea, há uma linda imagem, em cumprimentos de uma promessa por uma graça alcançada. No colégio Sacré Coeur, no Alto da Boa Vista, encontra-se também uma delicada imagem e todos os meses, no dia 11, as alunas cantam um hino em louvor de tão amável Protetora. Temos até em nossa Capital uma rua com seu querido nome. Na serrana cidade de Petrópolis, no Recolhimento, encontra-se uma imagem da poderosa Santa.
Em Porto Alegre, na tradicional Igreja de Nossa Senhora das Dores, em uma Capela Lateral, pode ver-se uma delicada imagem da Santa. Há bastante devoção, sendo freqüentes os pedidos de livros, estampas, cordões e coroinhas. No Estado de Piauí, a Margem do Parnaíba, traz uma cidade o nome da encantadora Princesa do Céu. Na Diocese de Leopoldina, Estado de Minas Gerais, é extraordinário o intenso fervor da devoção. Tendo recebido o livro de E.D.M. com mais alguns objetos de culto à milagrosa Santa, e fazendo a novena, curou-se uma senhora. Espalhando-se a notícia e havendo mais algumas curas, começaram os pedidos de livros, estampas, cordões e coroinhas, e é verdadeiramente notável o número dos objetos já remetidos.
O Bispo dessa Diocese esteve em Mugnano onde trouxe uma preciosa relíquia da Santa, obtida com a promessa de lhe erigir um templo. Na arquidiocese de Fortaleza, embora não haja solenidades públicas em honra da Santa, muitas pessoas cultivam particularmente a preciosa devoção. Uma família em ação de Graças por favores recebidos, mandou erigir uma capela à grande Santa em um bairro da cidade, havendo com freqüência missa e ensino de catecismo.
Já não são poucas as graças derramadas pela milagrosa Santa em terras do Brasil. Uma moça, vítima de apendicite supurada, a quem os médicos já não podiam mais dar esperanças, salvou-se graças ao cordão da Virgem Mártir. Outra jovem também desenganada invocou a Santa do cordão, mesmo sem saber o nome, suplicou que rezassem à Santa, e se viu livre da morte. Outra jovem, ainda atacada de nevralgia facial e cujo estomago rejeitava todos os alimentos experimentou prontas melhoras com o uso do cordão, que lhe chegou inesperavelmente às mãos.
Um religioso que desejava rever a sua terra, pediu à Santa Filomena esta graça e, não só alcançou a desejada licença, como achou quem lhe custeasse a viagem. Esperamos que essas graças, tão brevemente relatadas, sirvam de estímulo à preciosa devoção para que esta aumente sempre mais em nosso caro Brasil.