ORAÇÃO INICIAL
Oh! Gloriosa “Virgenzinha”, invencível Mártir Santa Filomena! Vós, que por amor ao Coração Sagrado de Jesus, sofrestes dolorosos tormentos e derramastes todo o vosso sangue virginal, entregaste vossa terna e angelical vida, em testemunho heroico da verdade da Religião Cristã que eu mesmo tenho a honra de professar, apresentai a Deus em meu favor todos os vossos martírios e, por vossas valiosas súplicas, alcançai-me d’Ele este amor ardente a Jesus Cristo junto com o favor especial que agora vos solicito, para que servindo fielmente por toda a minha vida a tão soberano Rei e Senhor, logre a felicidade de possuí-Lo, junto convosco, no Reino dos Céus. Amém!
QUARTO DIA
Considera que Santa Filomena foi mártir... que ela teve muito a sofrer... a sofrer até à morte... e que mostrou nos seus tormentos uma invicta paciência... Sofreis vós com esta paciência inabalável? Vós, contudo, raras vezes tendes a sofrer... pouco a sofrer... jamais até a morte... Donde vem pois tanta fraqueza? Não quereis pôr lhe o remédio? Que meios tomareis vós para isto?
LEITURA BÍBLICA
Fortalecei-vos no Senhor, no poder de sua força; revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do diabo. Ficai, pois, de prontidão, tendo a verdade como cinturão, a justiça como couraça e os pés calçados com o zelo em anunciar a Boa-Nova da paz. Em todas as circunstâncias, empunhai o escudo da fé, com o qual podereis apagar todas as flechas incendiadas do Maligno. Enfim, ponde o capacete da salvação e empunhai a espada do Espírito, que é a palavra de Deus (Ef 6, 10-11.14-17).
REFLEXÃO
Neste dia somos chamados a refletir sobre o valor de Santa Filomena. Ela foi capaz de superar tantos martírios por amor de Jesus Cristo e não fraquejou. Em um de seus suplícios fora violentamente transpassada por flechas, porém ao ser levada novamente para a cadeia, recebeu a terna visita de Maria Santíssima, que a confortou e curou suas chagas. Dioclesiano, cego de ira e achando que Santa Filomena era feiticeira, mandou que esquentassem a ponta das flechas e lhe flechassem novamente. Desta vez, as flechas porém, se voltaram contra os arqueiros, mantando alguns destes, e não acertaram nossa querida Santinha. Este é mais um sinal de que quando nos consagramos verdadeiramente à Deus, Ele nos protege e ampara, mas é preciso confiar inteiramente em sua misericórdia e mostrar o nosso valor. Será que temos confiado em Deus, de todo nosso coração? Tomemos ânimo pois, e entreguemos nossa vida aos cuidados de Deus.
PRÁTICAS
1° Como no primeiro dia (Ouvi a Santa Missa em sua honra e visitai uma das suas imagens, se puderes.)
2° Sofrei com paciência as poucas dores, as contradições, os trabalhos que agradar ao Senhor enviar-nos nesta vida.
ORAÇÃO FINAL
Ó gloriosa virgem e mártir, Santa Filomena, que enfrentaste com muita coragem e fé o martírio ao derramar vosso sangue pela causa do Reino, intercedei a Deus por nós para que saibamos enfrentar os momentos difíceis e obtenhamos as graças de que necessitamos hoje (fazer pedido). Por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive na unidade do Pai e do Espírito Santo. Amém!
REZEMOS:
Vamos pedir em especial que Santa Filomena interceda a Deus por nós em razão da pandemia que estamos vivendo. Rezemos também por todas as famílias que perderam seus entes queridos, e por aqueles que estão doentes.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória-ao-Pai.
Santa Filomena, virgem e mártir, rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário