SANTA FILOMENA, PLENA DE PUREZA QUE DESTES UM HEROICO TESTEMUNHO DE FÉ
ORAÇÃO INICIAL:
Oh! Gloriosa “Virgenzinha”, invencível Mártir Santa Filomena! Vós, que por amor ao Coração Sagrado de Jesus, sofrestes dolorosos tormentos e derramastes todo o vosso sangue virginal, entregaste vossa terna e angelical vida, em testemunho heroico da verdade da Religião Cristã que eu mesmo tenho a honra de professar, apresentai a Deus em meu favor todos os vossos martírios e, por vossas valiosas súplicas, alcançai-me d’Ele este amor ardente a Jesus Cristo junto com o favor especial que agora vos solicito, para que servindo fielmente por toda a minha vida a tão soberano Rei e Senhor, logre a felicidade de possuí-Lo, junto convosco, no Reino dos Céus. Amém!
PRIMEIRO DIA:
Considera que Santa Filomena foi virgem sempre para... no meio do mundo... apesar da perseguição... até a morte... Que modelo posso eu contemplá-lo sem me sentir humilhado! Conhecendo a causa da minha confusão, qual será o remédio?
LEITURA BÍBLICA:
Não multipliqueis palavras orgulhosas, nem saia insolência de vossas bocas! Pois o Senhor é um Deus que sabe, é ele quem pesa as nossas ações (...) A mulher estéril sete vezes dá à luz, mas fenece a mãe de muitos filhos. O Senhor é quem dá a morte e a vida, faz descer à morada dos mortos e de lá voltar. (1Sm 2,3.5-6).
REFLEXÃO:
O nascimento de Filomena foi fruto de penitência e orações. Sua mãe, até estéril com seu marido, abraçou a fé cristã e pediu que Deus lhe concedesse uma filha. Ele atendeu a seu pedido. Nasceu uma linda menina, a quem foi dado o nome de Filomena, filha da luz divina. Neste dia somos chamados a refletir sobre a coragem de Santa Filomena, uma pequena menina, cheia de sabedoria que aos treze anos, em uma idade tão tenra em que as ilusões do mundo oferecem enganos à inocência, escapastes destes laços mundanos consagrando a nosso Senhor Jesus Cristo, em meio ao século IV, século tão cheio de idolatria e corrupção pagã. Será que nós temos hoje a mesma coragem de anunciar a Jesus Cristo? Que possamos ser cada vez mais firmes em nossa fé e puros de coração, para assim agradar à Deus.
PRÁTICAS:
1° Ouvi a Santa Missa em sua honra e visitai uma das suas imagens, se puderes.
2° Humilhai-vos, muitas vezes, lembrando-vos de quanto no decurso de vossa vida tereis manchado a pureza de vossa alma e perdido deste modo o mais precioso dos tesouros.
ORAÇÃO FINAL:
Ó gloriosa virgem e mártir, Santa Filomena, que enfrentaste com muita coragem e fé o martírio ao derramar vosso sangue pela causa do Reino, intercedei a Deus por nós para que saibamos enfrentar os momentos difíceis e obtenhamos as graças de que necessitamos hoje (fazer pedido). Por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive na unidade do Pai e do Espírito Santo. Amém!
REZEMOS:
Vamos pedir em especial que Santa Filomena interceda a Deus por nós em razão da pandemia que estamos vivendo. Rezemos também por todas as famílias que perderam seus entes queridos, e por aqueles que estão doentes.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória-ao-Pai.
Santa Filomena, virgem e mártir, rogai por nós!
SANTA FILOMENA, VALEI-NOS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário