SANTA FILOMENA, VIRGEM E MÁRTIR CHEIA DE BONDADE E
PLENA DE FIRMEZA
ORAÇÃO INICIAL
Oh! Gloriosa “Virgenzinha”, invencível Mártir Santa Filomena! Vós, que por amor ao Coração Sagrado de Jesus, sofrestes dolorosos tormentos e derramastes todo o vosso sangue virginal, entregaste vossa terna e angelical vida, em testemunho heroico da verdade da Religião Cristã que eu mesmo tenho a honra de professar, apresentai a Deus em meu favor todos os vossos martírios e, por vossas valiosas súplicas, alcançai-me d’Ele este amor ardente a Jesus Cristo junto com o favor especial que agora vos solicito, para que servindo fielmente por toda a minha vida a tão soberano Rei e Senhor, logre a felicidade de possuí-Lo, junto convosco, no Reino dos Céus. Amém!
TERCEIRO DIA
Considera
que Santa Filomena conservou e aumentou o amor que ela possuía por uma pureza
perfeita... pela oração, fonte abundante da vida espiritual! Pelos Sacramentos
onde a alma se purifica no sangue de Jesus Cristo e se nutre de seu corpo
sagrado, gérmen divino da virgindade cristã... pela lembrança de que seus
membros eram membros do corpo de Jesus Cristo e seu corpo templo do Espírito Santo... Não tendes vós os mesmos meios? Que
tendes feito?
LEITURA BÍBLICA
O Reino dos Céus pode ser comparado a dez virgens que, levando suas lamparinas, saíra para formar o séquito do noivo. Cinco delas eram descuidadas e as outras cinco prudentes. As descuidadas pegaram suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As previdentes, porém, levaram jarros com óleo junto com as lâmpadas. Quando o noivo chegou, as que estavam preparadas entraram com ele para a festa do casamento. (Mt 25, 1-4.10).
REFLEXÃO
Neste dia somos chamados a refletir sobre a fortaleza de Santa Filomena, mesmo sendo uma menina de apenas 13 anos, Ela se mostrou forte e corajosa. Preferiu enfrentar os tormentos e martírios de uma cadeia, do que abrir mão do amor que tínheis jurado a Jesus Cristo. Assim como as virgens prudentes, que nos fala o Evangelho de São Mateus (MT, 25, 1-4.10), Santa Filomena se preparou para o encontro com seu divino noivo, e se manteve atenta, e em oração, seguindo o conselho de Jesus: “Vigiai, pois não sabeis o dia nem a hora” da chegada do noivo. Nossa querida jovem, manteve acessa a lâmpada da fé e morreu por ela. Quantas vezes nós pecamos em nossa vigilância? Que tenhamos sempre vivo o exemplo de Santa Filomena: amor, vigilância e oração.
PRÁTICAS
1° Como no
primeiro dia (Ouvi a Santa Missa em sua honra e visitai uma das suas imagens,
se puderes.)
2° Redobrai o fervor nas vossas orações... Dizei-vos a vós
mesmos de tempos em tempos: Meus membros são de Jesus Cristo e eu sou o templo
do Espírito Santo.
ORAÇÃO FINAL
Ó gloriosa virgem e mártir, Santa Filomena, que enfrentaste com muita coragem e fé o martírio ao derramar vosso sangue pela causa do Reino, intercedei a Deus por nós para que saibamos enfrentar os momentos difíceis e obtenhamos as graças de que necessitamos hoje (fazer pedido). Por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive na unidade do Pai e do Espírito Santo. Amém!
REZEMOS:
Vamos pedir em especial que
Santa Filomena interceda a Deus por nós em razão da pandemia que estamos
vivendo. Rezemos também por todas as famílias que perderam seus entes queridos,
e por aqueles que estão doentes.
Pai-Nosso, Ave-Maria e
Glória-ao-Pai.
Santa Filomena, virgem e
mártir, rogai por nós!
SANTA FILOMENA, VALEI-NOS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário