Olá devotos de Santa Filomena. Bom não sei se sabem, mas durante um tempo a devoção à nossa querida Santa Filomena, foi contestada. A Igreja Católica, toma certos cuidados nas questões de Santos, pois realmente é algo delicado e que merece atenção.
Discutia-se a existência de nossa querida Santa, porém em momento algum ELA DEIXOU DE SER SANTA, colocou-se em questão apenas sua história, existiência, mas seu título de Santa, que alcançou por seus martírios, NÃO lhe foi tirado. Esse era um fato que deixava todos nós, seus devotos, tristes e encomodados, afinal nós sabemos do poder e do amor que essa Santa tem conosco.
O paróco de seu Santuário em Mugnano, Itália, trabalhou muito nessa questão, e ela finalmente foi respondida. NÃO EXISTEM MAIS DÚVIDAS QUANTO A EXISTÊNCIA DE SANTA FILOMENA!!!
By: Palloma
Abaixo se encontra o resumo desse processo, e as explicações para essa questão, retirado do site:
http://www.philomena.it/Portuguese/?var1=http://www.philomena.it/Portuguese/include_archconfra
o site oficial, diretamente da Itália.
A questão Filomeniana respondida
Dr. Mark I. Miravalle
Em Roma, foi dada uma conferência para adquirir respostas para "A Questão Filomeniana."
No dia 9 de Abril de 2005, um painel de cientistas, padres e devotos apresentou relatórios que ofereceram ressonantes respostas que darão descanso aos anos de questionamento, de uma vez por todas.
Foi uma semana abençoada em Roma, pois muitos de nós experiênciaram a celebração da passagem do nosso amado Papa João Paulo II.
É também uma maravilhosa coincidência que a revista "Dentro do Vaticano" tenha um grande artigo sobre a nossa Santa nas noticias desta mesma semana. Dentro da revista, há muitas imagens e entre outras coisas, informa acerca do grande crescimento da devoção mundial à nossa Santa, estimando ser agora a força de cerca de cinco milhões. O Santuário quer elogiar cada um de vocês em cada Arquiconfraria Universal de Santa Filomena. Este é verdadeiramente um testemunho de todo o árduo trabalho que vocês fazem para espalhar a devoção de Santa Filomena em todo o mundo.
Os resultados de três anos de testes ás placas do tumulo dela e ao sangue encontrado no seu tumulo foram determinados, e um extenso livro será brevemente publicado. Aqueles que constam na nossa lista de e-newsletters serão notificados quando a data de publicação for determinada.A conferência deu-se na histórica Basílica de São Silvestre, nas Catacumbas de Priscilla, em Roma.
Para oferecer alguma perspectiva histórica, pela ocasião da celebração dos primeiros cem anos do aniversário da transladação das Sagradas Relíquias de Santa Filomena de Roma para o Santuário em Mugnano del Cardinale, foi dada uma conferência em Roma na Basílica Putenziana.O local da conferência dos duzentos anos é significante porque a Basílica foi construída em cima das Catacumbas perto do local da morada onde os restos de Santa Filomena foram descobertos em 1802.
Neste local, os mais antigos registos relatam o cemitério de Priscilla como sendo um repositório para os irmãos Felix e Phillip, dois de sete irmãos martirizados durante a perseguição que se deu antes da ordem de Milão (313 DC).O Papa Silvestre (313-335) construiu uma basílica colocando o altar sobre os seus restos, um testemunho da importância de Pricilla como santuário. O Papa Silvestre foi sepultado lá junto com o Papa Sirácio (384-399), Papa Celestino (422-432) e Papa Vigilio (537-555).
Na conferência, a beleza e a história tal como a significância espiritual deste local podia ser sentida palpávelmente por todos os que compareceram na conferência.Monsenhor Giovanni Braschi, actual Reitor do Santuário de Santa Filomena e guardião das suas preciosas relíquias, fez a introdução de abertura no qual falou da primeira conferência cem anos atrás e comparando-a com a conferência deste ano.
Na primeira conferência na Basílica Putenziana, as discussões envolveram evidências arqueológicas que conduziram a muitos mal entendidos sobre a nossa Santa. A conferência do presente dia regista com sucesso novas informação que servirão para corrigir esses erros. Cientistas contemporâneos, com tecnologia moderna à sua disposição e com exaustivos novos estudos arqueológicos das placas produziram conclusões históricas e científicas novas e mais precisas.
O primeiro orador, Dr. Carlo Lalli, cientista no Instituto Pietre Dure di Firenze, fez uma apresentação fascinante da pesquisa exaustiva que ele executou nas placas e amostras de sangue.O Professor Jos Jannsens, padre Jesuíta da Universidade Pontifica Georgiana, Roma, fez um relato histórico, do ponto de vista religioso.
O padre Peter Lennon falou acerca dos grandes devotos de Santa Filomena. Novas investigações revelaram que há muitos mais Santos do que aqueles de que nós tínhamos conhecimento, que tiveram grande devoção a Santa Filomena.Susan Hilliard falou acerca da Arquiconfraria Universal de Santa Filomena.Richard Donley Fox, o nosso designer da página da Internet, falou acerca da quantidade de devotos e dos volumes de registos que a página tem recebido desde o seu inicio.O Monsenhor Braschi apresentou as Arquiconfrarias Universais presentes. Estes incluíram a Escócia, Estados Unidos, Aruba e a Costa de Marfim. Por fim, cada Arquiconfraria foi apresentada com uma bandeira feita por Michael Malley. Era suposto que o Michael estivesse presente na conferência mas morreu inesperadamente no mês anterior. Ele trabalhou arduamente e durante muitos anos para Santa Filomena, na Escócia.
A última apresentação foi a de Monsenhor Braschi, altura em que ele deu um medalhão comemorativo do 200º aniversário a cada pessoa e a cada Arquiconfraria que fez um trabalho especial por Santa Filomena.A celebração terminou com uma Santa Missa em honra de Santa Filomena, oferecida com cinco padres a celebrar.Duzentos anos atrás Santa Filomena foi colocada num Altar especial no Santuário, situado do lado esquerdo central de quem entra na Igreja. E naquele momento ela mudou as vidas de todo o mundo que a encontrou. Agora, nos dias presentes ela toca as vidas de muitas pessoas mundialmente e chama-os para o Santuário em Mugnano del Cardinale.Tristemente, muitos devotos informaram a Monsenhor Braschi a "confusão” originada pela controvérsia Filomeniana. "Eu fui o Reitor do Santuário durante mais de vinte anos e trabalhei para corrigir qualquer confusão ou erro acerca de Santa Filomena. Então, como Reitor, decidi que a solução mais efectiva era dedicar-me a ocupar as melhores mentes disponíveis no mundo científico de hoje a encontrara a verdade sobre a nossa Santa. Desde o inicio deste esforço, eu estava preparado para aceitar a verdade como final fossem quais fossem os resultados que as pesquisas científicas revelassem. O meu desejo era resolver a controvérsia de uma vez por todas para aliviar qualquer ansiedade que os devotos possam ter sobre a nossa Santa."Nós anunciámos os resultados da nova e exaustiva pesquisa científica na Conferência dos novos estudos Filomenianos no dia 9 de Abril de 2005, nas Catacumbas de Sta. Pricilla, em Roma onde o tumulo de Santa Filomena foi descoberto em 1802.Existem duas partes principais nesta investigação; o primeiro é aquele das placas do tumulo. Eles contam a história da pessoa enterrada lá com símbolos específicos que descrevem a história dos sofrimentos e da morte que ocorreu juntamente com o nome da pessoa.
A controvérsia foi iniciada quando o caso de Santa Filomena foi discutido e argumentado no inicio do 20º Século: utilizando os métodos científicos disponíveis no seu tempo, o arqueólogo Orazio Marucchi formulou a teoria de que as placas do tumulo tinham sido lacradas mais do que uma vez, o que significaria que tinham sido reutilizadas.Adicionalmente, ele postulou que a razão pela qual a ordem das primeira e última placas do tumulo terem sido invertidas foi que o tumulo tinha sido aberto e voltado a lacrar.As investigações científicas actuais que utilizam equipamento moderno e tecnicamente avançado demonstraram claramente que as placas do tumulo só foram lacradas uma vez.Mais importante ainda, com estas técnicas modernas, elas foram datadas de 202 D.C. o que significa que Santa Filomena é uma Mártir da Igreja ainda mais antiga do que se pensava anteriormente.
Com os novos resultados científicos, as placas do tumulo que originalmente foram colocadas na ordem errada tinham agora uma explicação; Com poderosas ferramentas modernas um exame mais íntimo e mais detalhado das três placas revelou uma surpresa que ninguém tinha percebido antes.Na hora do enterro dela, havia originalmente duas placas de tumulo, mas foram necessárias três para fechar completamente o tumulo. A maior das duas placas foi cortada a meio horizontalmente, resultando em duas placas separadas fora, o que fez o total das três que eram necessárias. Estas três placas foram dispostas e a inscrição PAXTE. CUMFI. LUMENA foi aplicada ao longo das três. Cada uma das três placas continha uma parte da mensagem, a primeira pedra tinha, PAXTE, a segunda pedra tinha CUMFI e a terceira pedra, LUMENA.
Após ter feito isto, o pedreiro apercebeu-se que o tumulo era mais alto numa ponta do que noutra. As pedras foram invertidas para mover a pedra mais larga para a abertura mais larga de modo a ajustar-se à abertura mais larga. Então, de modo a que as pedras fossem ajustadas correctamente à abertura, inverteu as três partes da inscrição na ordem seguinte: LUMENA. PAXTE. CUMFI, colocando a última pedra original no lugar da primeira, o que ao fazer isto fez com que as palavras fossem colocadas na ordem errada.A segunda parte dos resultados da nova investigação científica foi acerca do vaso de vidro que foi encontrado no tumulo com as Relíquias de Santa Filomena. Foi agora cientificamente provado haver sangue nele e para nossa surpresa um pequeno fragmento de osso foi também encontrado nele. Esta nova descoberta indica que Santa Filomena teve uma morte violenta.Monsenhor Braschi procurou encontrar a verdade, novamente, independentemente dos resultados, e felizmente, "eu posso informar agora que os resultados dispersam qualquer confusão ou malentendido que ter existido anteriormente sobre Santa Filomena."
Monsenhor Braschi procurou encontrar a verdade, novamente, independentemente dos resultados, e felizmente, "eu posso informar agora que os resultados dispersam qualquer confusão ou malentendido que ter existido anteriormente sobre Santa Filomena." fossem ajustadas correctamente à abertura, inverteu as três partes da inscrição na ordem seguinte: LUMENA. PAXTE. CUMFI, colocando a última pedra original no lugar da primeira, o que ao fazer isto fez com que as palavras fossem colocadas na ordem errada.
A segunda parte dos resultados da nova investigação científica foi acerca do vaso de vidro que foi encontrado no tumulo com as Relíquias de Santa Filomena. Foi agora cientificamente provado haver sangue nele e para nossa surpresa um pequeno fragmento de osso foi também encontrado nele. Esta nova descoberta indica que Santa Filomena teve uma morte violenta.
Monsenhor Braschi procurou encontrar a verdade, novamente, independentemente dos resultados, e felizmente, "eu posso informar agora que os resultados dispersam qualquer confusão ou malentendido que ter existido anteriormente sobre Santa Filomena."
Todos os representantes dos centros de Arquiconfraria Universal de Santa Filomena no mundo receberão em breve uma cópia completa da conferência e dos resultados científicos.Eles receberão também uma lista detalhada de todos os eventos que aconteceram no Santuário durante este ano de aniversário especial.
" Do alto céu nos ascena, e nos conduz à perfeção. Virgem e Mártir Santa Filomena não nos falte tua bênção e proteção!"