Site oficial, diretamente de Mugnano - Itália
Leão XII declarou Santa Filomena, a Grande Taumaturga 19º Século.
Leão XII, expressou inúmeras vezes a mais elevada admiração pelo poder extraordinário conferido pelo Todo-poderoso a esta Santa criança desconhecida no tempo presente, e escutou deliciado os relatos que lhe foram dados das maravilhas que ela operou. A descrição das informações que ele recebeu era tão autêntica e os relatos dos factos eram tão irrefutáveis que apesar do cuidado extremo que a Igreja normalmente tem em tais assuntos. Ele não hesitou em permitir que os altares fossem dedicados e as capelas erguidas em honra dela.
Gregório XVI. Nomeou-a Padroeira do Rosário Vivo e concedeu-lhe o culto Universal.
Gregório XVI era ele próprio uma testemunha do grande milagre de Mugnano, da cura de Paulina Maria Jaricot. Ele visitou-a em Roma antes da partida dela para Mugnano e verificou por si mesmo a condição desesperada em que ela se encontrava.
No seu regresso a Roma a Senhorita Jaricot foi recebida pelo Soberano Pontífice com o mais caloroso afecto. Ele não escondeu o seu assombro exclamando: "Esta é realmente a nossa filha ou é uma visão do outro mundo?
Apesar de profundamente tocado pelo que ele declarou ser um "milagre de primeira classe" ele de forma alguma relaxou as rigorosas leis dos tribunais romanos. Pelo contrário, comandou a Congregação Sagrada de Ritos para que procedesse imediatamente à investigação completa da causa. As dificuldades que surgiram foram cuidadosamente analisadas, as dúvidas que tinham sido levantadas foram examinadas até ao extremo. Todos os factos desde a descoberta das relíquias em 1802 aos mais recentes milagres operados pela Santa foram sujeitas ao mínimo escrutínio, e isto pelos peritos mais experientes e mais conceituados de Roma. Depois de um demorado exame a Sagrada Congregação deu uma decisão completa e favorável em favor do culto da Santa. Ainda assim, o Santo Papa, apesar do seu amor pessoal para com Sta. Filomena, demorou mais dois anos em oração e deliberação antes de dar a sua sentença final.
Afinal para grande deleite dos devotos clientes da Santa, entre os quais se contavam vários Bispos distintos, Arcebispos e Cardeais, a Aprovação Solene da Igreja foi tornada pública. Esta era tão completa e conferiu tanta glória à Santa que compensou mais amplamente a demora que tinha ocorrido.
O Papa não estava satisfeito apenas com o facto de Santa Filomena ser elevada à honra dos altares e com o estabelecimento da sua festa e que o seu oficio fosse dado à igreja, ele foi muito mais longe e declarou-a “ A grande Taumaturga do Século XIX” dando assim a Sanção Solene da Igreja aos maravilhosos prodígios alegadamente operados pela Santa, e silenciando efectivamente as criticas auto-constituidas que pretendiam ridicularizar o seu culto em face das claras evidências.
Não muito tempo depois, o mesmo Santo Papa deu à Santa o novo título de Padroeira do Rosário Vivo.
Num último acto de devoção e com o fim de manifestar o seu afecto pessoal para com a Santa Virgem, o Pontífice enviou uma magnífica lamparina de prata e ouro para o seu Santuário em Mugnano.
Pio IX. Milagrosamente curado pela Santa. Quando ele se tornou Papa, fez uma peregrinação ao santuário dela no dia 7 de Novembro de 1849.
Pio IX era talvez, de todos os Papas, o que mostrou devoção mais especial para com a Santa. Enquanto Bispo de Spoleto ele já era seu cliente devoto e espalhou seriamente a sua devoção. Mais tarde, enquanto Arcebispo de Imola ele ficou perigosamente doente e temia-se muito pela sua vida. Ao lado da sua cama estava uma bela imagem da sua querida Santa que se ouviu bater distintamente como às vezes ela faz quando está para executar algum grande milagre. Foram imediatamente notados sintomas favoráveis no paciente e estes desenvolveram-se depressa numa rápida convalescença. Os anos passaram e o Arcebispo tornou-se o Pontífice imortal da Infalibilidade e da Imaculada Conceição.
Longe de esquecer a sua querida padroeira quando foi elevado ao trono de S. Pedro, este grande Papa valeu-se do seu supremo poder supremo para puxar ainda mais o lustro ao nome de Santa Filomena.
Para intensa alegria dos habitantes de Mugnano, ele foi em peregrinação para o Santuário da sua Benfeitora onde foi solenemente recebido pelo Bispo de Nola, o Rei, a Rainha e todos os membros da Família Real de Nápoles. Ele disse a missa no altar da Santa e depois venerou publicamente as suas relíquias. Ele também a declarou como sendo a Padroeira secundária do Reino de Nápoles. No ano de 1849 ele nomeou Sta. Filomena Padroeira dos filhos de Maria.
Ele concedeu-lhe, mais tarde, um oficio próprio, que é um privilégio tão extraordinário que raramente ou nunca foi concedido a qualquer outro Santo em semelhantes circunstâncias.
Ao falecer, o idoso Pontífice enviou uma belíssima oferta para Mugnano, o último comovente tributo do seu amor e gratidão.
Leão XIII. Enquanto Cardeal, fez duas peregrinações ao Santuário.
Leão XIII antes de ser Papa fez duas peregrinações a Mugnano. Mais tarde enquanto Vigário de Cristo ele enviou uma valiosa cruz para o Santuário. Ele aprovou a Confraternidade da Santa e elevou-a ao grau de Arquiconfraria, enriquecendo-a com importantes indulgências.
S. Pio X não era menos devoto da Pequena Santa, a quem ele enviou através dum enviado especial um magnifico anel de ouro e outros presentes caros. Ele ficava sempre agradado em ouvir falar das maravilhas que ela operava.
Serva de Deus, irmã Maria Luísa de Jesus. Uma fervorosa devota da Santa. Ela fundou em Nápoles a ordem religiosa das Irmãs de Nossa Senhora das Dores e de Santa Filomena.
O Santo Cura d’Ars. Grande devoto de Santa Filomena, ele difundiu a sua devoção pela França.
Ven. Paulina Jaricot. Fundadora do Rosário Vivo e da Propagação da Fé, ela foi milagrosamente curada por Santa Filomena no dia 10 de Agosto de 1835, e colocou-a como o Padroeira dos Padres Missionários.
O Abençoado Bartolomeu Longo. Devoto da Pequena Santa, ele colocou sob o seu patronato, Opere Pompeane.
S. Pedro Juliano Eymard, S. Pedro Chanel, Stº. António Maria Claret, Stª. Madalena Sofia Barat, St. Eufrásia Pelletier, S. Francisco Xavier Cabrini, St. João Nepomucene Neumann, Abençoada Ana Maria Taigi.
SANTA FILOMENA, VALEI-NOS!!!
Santa Filomena teve realmente muitos devotos importantes, mas também é uma grande Santa! Que Ela nos abençoe sempre!!!
ResponderExcluirBoa noite! Moro em Brasília e gostaria de relatar o que aconteceu comigo.
ResponderExcluirHá mais de vinte anos encontrei uma medalha de prata no lixo, de Santa Filomena. Algum tempo depois estava na parada de ônibus e olhei para um buraco e vi uma coisa dentro dele, tirei o objeto de dentro do buraco e para minha surpresa era uma imagem da Santa Filomena. A medalha sumiu na reforma da casa da minha mãe, mas a imagem eu tenho até hoje. Eu fico emocionada relatando o fato e gostaria de compartilhar com vocês.
Obrigada e fiquem com DEUS.
Realmente Yeda, Santa Filomena é muito especial e Ela entra em nossa vida das mais variadas formas... Que Ela te abençoe hoje e sempre!
ExcluirSanta Filomensa é uma grande intercessora junto ao Nosso Senhor,levamos nossas orações a ela................
ResponderExcluir