Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Honrando Santa Filomena...

SANTA FILOMENA


E OS MILAGRES DA FÉ


De família nobre, nasceu em 10 de janeiro e foi martirizada pelo Imperador Deocleciano, em 10 de agosto, com 13 anos de idade.



O CORDÃO

O cordão de Santa Filomena deve ser usado por todos os que querem elegê-la sua protetora, amiga e confidente. Ele é tecido com fios brancos e vermelhos. O branco simboliza a pureza e o vermelho o martírio. Não deve haver preponderância de cores e os fios podem ser de algodão, lã, linho ou mesmo acrílico.



Numa das pontas tem três nós em honra da SS. Trindade por cuja glória a Santinha renunciou à vida, e na outra dois nós simbolizando a pureza e o martírio. O uso do cordão remonta ao início da devoção, e sabemos que o santo Cura D´Ars foi o maior propagador do uso do cordão. O próprio santo Cura D´Ars usava, abençoava e o distribuía entre os fiéis.



Com o seu uso, a proteção da Santinha fica assegurada e é um escudo contra males e acidentes de toda espécie. Quem o usa não fica obrigado a nenhuma oração, mas é sempre bom rezar a novena, a trezena ou simplesmente a coroinha.



Leão XIII (de 1878 a 1903), o Papa da famosa encíclica Rerum Novarum, o grande Papa dos operários, foi grande devoto de Santa Filomena. Ainda quando cardeal, fez duas peregrinações ao Santuário da Santa para venerar as sagradas relíquias da Virgem Mártir, e como recordação deixou o seu Báculo e Mitra. Mais tarde, quando Papa, mandou uma cruz ao Reitor do Santuário. Aprovou a Confraria de Santa Filomena e elevou-a à classe de arquiconfraria, enriquecendo-a com importantes indulgências. A 14 de março de 1893 aprovou o uso do cordão, concedendo-lhe os mesmos privilégios do cordão de S. Francisco de Assis e do cordão de São José, concedendo ainda 100 dias de indulgências a todos os que, usando-o, rezarem essa oração:

Ó SANTA FILOMENA, VIRGEM E MÁRTIR, ROGAI POR NÓS PARA QUE, POR VOSSA PODEROSA INTERCESSÃO, POSSAMOS OBTER A PUREZA DA ALMA E DO CORAÇÃO QUE CONDUZ AO PERFEITO AMOR DE DEUS.



O uso do cordão na cintura, sobre a pele, é um elo que nos une a Ela e, usando-o, cada um de nós poderá senti-la ao nosso lado, protegendo-nos contra inimigos infernais, acolhendo nossos pedidos e súplicas, intercedendo junto a Jesus para ajudar a solucionar problemas, aliviar sofrimentos, amenizar aflições, curar doenças e evitar operações.



O que mais poderíamos querer?

Peça com fervor, Ela o atenderá.

Desde um pedido de emprego até uma namorada.

Ela é padroeira de tudo.

Por seu intermédio tudo se consegue.

Experimente!!!

Se for para o seu bem, conseguirá.


OS NÓS


Há devotos de Santa Filomena em cujos cordões os nós são tão abundantes, que o seu uso se torna impossível, ficam curtos demais. Em tais casos são guardados dentro do travesseiro. Há, entretanto, outras pessoas, também devotas, que não conseguem o nozinho tão almejado.

A COROINHA


A coroinha de Santa Filomena é um minúsculo terço formado por contas brancas e vermelhas. As brancas, símbolo da virgindade e pureza, são em número de três em honra da SS. Trindade, por cuja glória a Santinha renunciou à vida. Começa-se a coroinha rezando o credo na medalha (ou cruzinha). Em cada das três contas brancas reza-se um Pai Nosso para agradecer ao Senhor pelas graças concedidas a Santa Filomena e por todos os favores conseguidos por seu intermédio. As contas vermelhas, símbolo do martírio, são 13, lembrando-nos os 13 anos que a Santinha viveu neste mundo.



Reza-se uma Ave-Maria em cada conta vermelha acompanhada pela jaculatória:


SANTA FILOMENA, PELO VOSSO AMOR POR JESUS E MARIA, ROGAI POR NÓS.

Ou, conforme o caso:

SANTA FILOMENA, PELO VOSO SANGUE DERRAMADO POR AMOR A JESUS CRISTO, ALCANÇAI-ME A GRAÇA QUE ORA VOS PEÇO.


Termina-se a coroinha na medalha triangular com uma oração a Santa Filomena.



O ÓLEO

Ante a imagem da Santinha, num pequeno oratório ou sobre um pedestal arrumado em qualquer móvel, é sempre louvável que arda a chama de uma lamparina de óleo. O azeite que alimenta esta chama pode ser usado pelos doentes que queiram com ele untar algum ferimento, alguma chaga, luxação ou qualquer contusão. Tem-se dado casos de miraculosas curas. Casos em que o azeite aplicado nas pálpebras recuperaram cegos. Surdos voltaram a ouvir, aplicando-o no pavilhão auricular. Doentes com membros inválidos recuperaram perdidas forças.



ENVIADO POR: André Faraco,
um grande devoto de nossa querida Santa Filomena! ♥

4 comentários:

  1. Em relação ao cordão de Santa Filomena,deve-se eu mesmo fazer os 3 nós e os 2 nós ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedro, me desculpe em não ter te respondido até hoje. Perdi o acesso ao blog e somente agora consegui recuperar. Quanto ao cordão geralmente ele já vem com os nós feitos. Agora caso não tenha, acredito que pode dar sim.

      Excluir
  2. Vi em diversos lugares, quanto ao cordão, que não deve usa-lo por baixo das vestes, e sobre a pele, poderiam esclarecer? Obrigado, e Salve Maria!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde! Salve Maria queria participar da confraria de Santa Filomena? Como faço?

    ResponderExcluir